top of page
leque-invertido.png

Nossa Proposta

Desde 2016, o Festival de Dança Cigana Brasil tem promovido a valorização e difusão das danças Romani, consolidando-se como o maior evento da modalidade no Brasil. Em sua 9ª edição, o festival reafirma sua posição como referência nacional e internacional, reunindo artistas – amadores e profissionais –, escolas e companhias, e fortalecendo o intercâmbio cultural com países da América Latina.

Idealizado pelas bailarinas Ana Beja e Luciana Sinder, o festival tem a direção e produção realizadas por Luciana Sinder, Liane de Luna e Vivian Alves.

O evento desempenha um papel essencial na formação de plateia para espetáculos dessa linguagem artística, apresentando a riqueza e a diversidade das danças Romani. É também um espaço de valorização e construção conjunta com os profissionais, atento às mudanças do mercado e propondo ações que não apenas inovam, mas fortalecem essa modalidade de dança no Brasil. Nesse sentido uma das ações, desde 2022 selecionamos professoras(es) de danças ciganas com experiência de 1 a 5 anos, através de edital público oportunizando um espaço de qualidade para novos profissionais bem como novos olhares para as danças ciganas.

 

Com um crescimento de mais de 400% no número de participantes desde sua criação, passando de 59 bailarinos em 2016 para cerca de 300 em 2024, o festival reflete seu impacto direto na expansão das danças ciganas. Nos últimos três anos, o Show de Gala explorou histórias e tradições romani, reafirmando o compromisso com a preservação e divulgação dessa cultura.

Oferecemos uma programação ampla e diversificada:

  • Concurso por estilos de danças ciganas nas categorias solo amador, dupla, grupo, solo e dupla profissional;

  • Mostra de Danças Ciganas;

  • Roda de Conversa;

  • Show de Gala;

  • Workshops;

  • Feira Gitana – negócios;

  • Mostra Cultural – exposição de painéis, vídeos, e-books e mais.

 

E sempre fazem parte Escolas, Estúdios, Academias, Companhias de Danças, Grupos e Bailarinas/os independentes – sejam amadores ou profissionais – do Brasil e de outros países, a participam deste evento único, que celebra as danças Romani como arte, cultura e expressão viva.

bottom of page