
Luciana Sinder
Empreendedora, professora, coreógrafa e Bailarina de Danças Ciganas (DRT 51.422/RJ), Graduada em ADM pela Faculdade Moraes Júnior, curso de empreendedorismo EMPRETEC - SEBRAE/RJ, pós graduada em Dança e Gestão pela NAE - Arte e Educação/Faculdades Rio Branco, formada pelo IBAC/CQID - Curso de Qualificação para Instrutores de Dança em Dança Cigana e formada em Produção Cultural pelo curso profissionalizante no SESC/RJ.
Iniciou sua formação na área de Danças Ciganas em 2011 através de aulas regulares e sempre buscando o aprofundamento dos conhecimentos através de workshops e cursos livres de aperfeiçoamento com renomadas professoras nacionais e internacionais.
Como bailarina já participou de vários espetáculos, shows de gala em Festivais, apresentações em dezenas de mostras e festivais, participou como organizadora e bailarina do projeto “Dança para a melhor idade” com apresentações nas instituições: “Lar de idosos Israelita” (2013 e 2014) e na “Casa da mãe pobre” (2013).
Idealizadora e produtora do Festival de Dança Cigana Brasil (FDC-BR) que acontece desde 2016, idealizadora e instrutora de dança do Ciclo de Danças Femininas no Centro Cultural da Justiça Federal (2017). Atuou como organizadora e produtora do 2º Concurso Luna Gytana-RJ, 2019. Ministrou workshops de dança cigana no Rio de Janeiro, em outros estados e Roma Festival Internacional de Danzas Gitanas – Chile. Coleciona mais de 50 prêmios em festivais pelo Brasil como: bailarina destaque no Oriental Dance Festival 2020 e 2021, 2º lugar solo cigano profissional no Mercado Persa 2021, 2º lugar com dupla cigana no Mercado Persa 2024 e várias premiações com suas alunas em festivais nacionais. Selecionada, por curadoria, para mostra de vídeodança do Festival MOVRIO2021. Reconhecida por suas experimentações coreográficas e abordagem inovadora, coleciona mais de 50 prêmios em festivais pelo Brasil e destaca-se por seu olhar autêntico e criativo sobre a arte das danças ciganas.
Já foi banca de avaliação em concursos de danças ciganas em festivais locais e nacionais e no Sindicato de Profissionais de Dança do RJ.
Em 2018, com o propósito de criar um trabalho próprio e diferenciado com a dança cigana, abre o Espaço anDanças que oferece aulas regulares e vivências em danças ciganas do mundo e suas fusões. Ministra aulas em outros estúdios de dança como Tsara - Danças e Terapias além de workshops no Rio de Janeiro e outros estados.

A dança Cigana é liberdade, que flui em sons e ritmos, em alegrias e dores, em desafios e vitórias, em força e amor...tudo ao mesmo tempo, corpo, alma, misticismo em uma vida de danças e andanças.